sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia. 

Eu comprei a coleção de “A Mediadora” em uma super promoção do Submarino (realmente estava imperdível!).


Bem, a história de A Terra das Sombras fala de Suzannah, uma adolescente que consegue ver (só ela consegue) os espíritos de pessoas que desencarnaram e não conseguiram ir para a paz (falo assim por que nem a nossa querida mediadora sabe para onde vão!). Sua mãe se casa novamente e ela se muda de Nova York, para uma nova casa com sua nova família (o padrasto com seus três filhos) na Flórida.
A casa onde vão morar é antiga (ela tem pavor de lugares antigos) e Suzannah fica com o melhor quarto (que tem vista para o mar), mas tem vista também para um fantasma que mora ali, bem no quarto. Seu nome é Jesse, ele é muito bonito e tem sotaque espanhol (Hermosa!).
Ao entrar no novo colégio, Suzinha sente o cheiro de encrenca! Depara-se com um espírito de uma garota que estudava ali (e tirou a própria vida por motivo fútil), e se vê na obrigação de mandá-la para onde quer que seja o destino da garota. Porém não vai ser fácil (claro que não!).
Ainda ela começa a ter uma quedinha por Bryce, ex-namorado da morta em questão. Aí sim a coisa complica. Ainda temos uma quedinha de Jesse por ela – e então o começo de um triângulo amoroso (fraco na verdade, por enquanto).

O que posso dizer dessa série que é amada por tantos? É adolescente! Exatamente como traz a proposta. Não vi nada demais nas cenas.
A narrativa é leve, dinâmica, rápida e bem-humorada. Como é um tema não muito utilizado na literatura juvenil, considero a obra interessante.
Suzannah é uma adolescente de 16 anos, fútil, egocêntrica e metida a rebelde. Mesmo assim conquista a simpatia do leitor. As demais personagens não são muito exploradas (espero que seja somente por enquanto). A família é típica de um comercial de margarina, onde todos estão felizes e em harmonia – em uma fase de adaptação sem stresses. Jesse é pouco citado, então não dá para ter muita noção de sua personalidade. Bryce é tido, inicialmente, como o bonitão fútil, mas a autora o mostra como interessante, passional e fofo.

Não houve cenas exatamente românticas, porém quando houve uma aproximação mais efetiva entre personagens (principalmente Jesse e Suzannah), senti que foi um pouco forçado.
A narrativa é estruturada em parágrafos curtos/medianos de modo que a obra se torna de fácil leitura e assimilação.
Como eu disse, é um livro adolescente. Então não dá para exigir demais – não estou falando pejorativamente. Apenas o que esperar de um livro teen? Exatamente uma leitura não cansativa! Como em A Mediadora - A Terra das Sombras.

O que eu mais gostei: Da temática. Nunca tinha lido uma obra onde houvesse um mediador. Ou pelo menos, com citações leves e engraçadas (a Suzannah tem o humor levemente ácido).
O que eu menos gostei: Da falta de descrição de personagens. Os senti um tanto vagos, de forma que não identifiquei suas personalidades, realmente. Será que foi intencional? Bem , só saberei após ler os demais, não é?

Bem, a leitura é recomendada sim! Livro leve, rápido e teen. Se você gosta disso, vai aprovar A Mediadora - A Terra das Sombras.

Ps: Ainda bem que a editora trocou as capas. As originais eram muito feias!

14 comentários:

  1. Cameee!!!
    Eu amo essa série mulher!!! O primeiro é mais fraquinho... os outros tendem a melhorar super demais!!!
    E não se preocupe com descrições que mais para frente elas surgem.
    Me derreto toda com o Jesse e seu Hermosa. *-*
    Queria demais ter pego essa promoção... estarei atenta. =D
    Eu tb não tinha lido nadinha sobre mediadores e achei mega interessante, eu os li por indicação da Laís no Romances & Leituras... mas li em ebook, por isso quero mesmo comprar os livros todos pq pretendo ter na estante. =)
    Gostei da sua resenha demais!!! Cuidado para ela não escutar vc chamando de Suzinha. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Bom saber que vai melhorar!
      E eu também adorei o Hermosa - bem que tu tinha me avisado!
      Xá comigo!

      Beijos

      Excluir
  2. Oie, eu gostei da resenha e do tema, esses livros teen são bons mesmo para depois de um super livro tenso!!!! rsrs

    Achei legal a personagem principal, ser uma mediadora na adolescência, conhecendo meninos e meninas fantasmas... deve ser mesmo, no mínimo bem humorada a historia.. rsrsr

    bjão Came!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Tem razão! Estes livros são bons para espairecer um pouco!
      E é ela é bem-humorada mesmo!

      Beijos

      Excluir
  3. Já li esse livro e adorei! Jesse é apaixonante hahaha *-*
    Da série só li os três primeiros, mas vou ler os outros três se o meu tempo deixar :D

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom eu dei uma olhada nesse livro como eu te falei pelo TT mas não me deu vontade de continuar e olha que adoro os livros da Meg, mas essa coleção não me chamou a atenção!
    Gostei de como vc deu sua opinião sobre o livro na tua resenha, ressaltando o pontos fracos e fortes do livro!
    Bjus Came!

    ResponderExcluir
  5. O que falar dessa serie,o meu amor por livros e vicio começou justo com essa serie que hj tenho um amor e carinho muito especial.Olha vc vai conhecer cada personagem com o decorre da historia ,sou apaixonada pelo Jesse e quando ele diz Hermosa ele foi a minha primeira paixão literaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayy!
      Opa, bom saber que a história vai crescer bastante!
      Obrigada, Hermosa!

      Beijos

      Excluir
  6. Comentário de Paula: Ai, as promoções da Submarino são irresistíveis! *-* Adorei sua resenha, pois, confesso, esta série não me chamou muito a atenção por ser teen, embora concorde que o tema realmente seja super interessante.
    Você me fez ficar curiosa pelo Jesse e seu espanhol... *-* De fato, eu também gosto de personagens bem descritos, então, caso eu dê uma conferida nestes livros, já vou estar ciente deste detalhe. ;D Abraços!

    aqueleromance.com
    romancescontos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      As promos são terríveis (de boas) MESMO!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Came!
    Bom, tem esse livro lá na biblioteca da minha escola, e eu não sabia se a história era legal. Mas agora vi que o tema é super interessante, e por ser teen, acho que vou gostar.
    E eu já gostei do Jesse! kk'
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Acho que você vai gostar mesmo, por ser teen - como colocou!
      E você vai gostar do Jesse, mesmo!

      Beijos

      Excluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!