quinta-feira, 5 de julho de 2012

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 


Este livro estava em minha estante há algum tempo, mas eu não conseguia pegá-lo para ler. O motivo? Nem eu sei, na verdade. Bem, eis que em um dia sem nada para fazer, resolvi pegar a obra. Resultado? Arrependo-me de não ter lido antes!
Já adianto que não vi o filme, então não tenho nem ideia das cenas do longa – se são como imaginei ou não...

Vou contar um segredinho para vocês: demorei um tempo até me acostumar com o modelo de narrativa da autora. Razão? É toda escrita no presente! Ok, falando assim não parece grande coisa, mas afirmo que incomoda. Muito! É que como eu estou tão acostumada com narrativas no passado, fica difícil de ler os pensamentos no presente. Não gosto de colocar trechos da obra, mas vou compartilhar com vocês o primeiro parágrafo, para vocês me entenderem:

“Quando eu acordo, o outro lado da cama está frio. Meus dedos se esticam, procurando o calor de Prim mas encontrando apenas a áspera lona que cobre o colchão. Ela deve ter tido sonhos ruins e subido com a nossa mãe. É claro que ela subiu. Esse é o dia da colheita.”

Além disso, a trama toda é vista através de Katniss, e devo avisar que ela é muito confusa! Além de enérgica, distraída e teimosa. Não é uma graça uma personagem que sai dos padrões bela+tímida+inocente? Sim, isso me conquistou.
A história se passa no futuro (não especifica em que ano), e o local é onde ficam os EUA hoje. Em seu lugar há a Panem, um total de 13 distritos – na verdade 12, já que um foi destruído, sendo comandados pela Capital. Todo ano há a Colheita, onde os distritos tem que mandar 2 tributos (como oferendas, mesmo), um menino e uma menina, para uma arena, onde deverão lutar até a morte nos Jogos Vorazes. Motivo? Deixar claro o poder da Capital sobre os distritos. Caso contrário, poderiam se juntar aos escombros do 13...

Katniss Everdeen, nossa mocinha, vive no distrito 12 com sua mãe e irmã, a doce Prim. Tem como melhor amigo lindo, o cobiçado Gale. Desde que seu pai morreu, é ela quem sustenta a casa – caçando, e colhendo. Sua vida muda quando sua pequena irmã é sorteada para ir para a arena. Katniss não aceita e se voluntaria para tal destino. E quem é sorteado como tributo masculino do 12? O nosso lindo, maravilhoso, humilde, apaixonante Peeta – sim, ele é tudo de bom, e dá vontade de levar pra casa! Detalhe: durante a leitura, o leitor pode perceber que Dale é mais bonito que Peeta. Mas  Peeta é um milhão de vezes mais apaixonante!
Os Jogos Vorazes são vistos como entretenimento pela Capital - eles tratam a questão como "pão e circo", e é impossível não comparar com nosso BBB. Afinal, jovens são confinados, monitorados e dirigidos 24h por dia, até que reste somente um. A diversão da nação! Sim, estou ironizando...

Enfim, é óbvio que não vou falar NADA sobre os Jogos né! Qualquer detalhe é importante para a trama e contar seria acabar com a festa. Só digo uma coisa: você VAI se apaixonar por Peeta e Katniss. Ah, e mesmo se você não gostar do  Peeta, ou ainda não gosta de romance água com açúcar, você vai adorar a história, que passa longe de uma historia de amor, pura e simplesmente. É algo mais!
A autora faz os conflitos de forma alucinante. Tudo é muito bem detalhado e muito bem escrito. Não faltam detalhes nos cenários e personagens, fazendo a imaginação realmente ir longe.

É um livro que TODOS têm que ler!
Se vale a pena ler? Depois de tudo isso, você ainda tem dúvida?


Não deixe de visitar o blog... Você é muito bem-vindo!!

11 comentários:

  1. Achei que a comparação com o BBB é exatamente o que a autora queria propor, até que ponto iriamos pra entreter a massa?
    Achei que o livro começa muito bem, mas termina mal, o amor, sempre o amor. Achei que a autora perdeu a mão no final e triângulos amorosos são muito clichê. E o caçador é melhor partido que o padeiro o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk Gostei da sua observação Aris! Mas o que é um livro jovem sem um pouco de romance né kkk

      Excluir
  2. Oiê... Sempre leio resenhas positivas desse livro, mas não me interesso em lê-lo! :)

    bjinhos!



    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei a "aceitar" o livro... Mas é demais, mesmo!

      Excluir
  3. AMEI essa Trilogia! E como falei pra vc no TWITTER não tem como não se apaixonar por Peeta \o/
    Confesso q as vezes Katniss me irritava com suas atitudes ao longo dos livros, mas Peeta é o personagem que eu amo então eu segui em frente por ele <3
    Adoro ler resenhas dos livros que já li pq assim posso ver o que outra pessoa achou sobre ele foi o msm q eu!
    Já to louca pra saber o que vc vai dizer depois de ler "Em Chamas" !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Katniss me irritou muitas vezes... Semana que vem tem Em Chamas... Vamos aguardar *-*

      Excluir
  4. Ainda não vi o filme para ver se consigo ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com tantos pensamentos e ideias sobre a obra, que não sei se quero ver o filme kkkk

      Excluir
  5. Aaahhhhhhhh! Tenho muita vontade de ler esse livro!
    Minhas amigas falam super bem dessa série.
    Espero um dia conseguir lê-los!

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante de sua resenha! Realmente é um livro que todos tem que ler
    Já li esse e em chamas, preparei resenhas para os dois já, so que ainda nao postei no blog, agora to lendo esperança, e to adorando hahaha

    se puder fazer uma visita la no meu blog, comecei ele recentemente.
    http://onerdmarombeiro.blogspot.com.br/

    comentários são bem vindos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, obrigada pela visita.

      Com Esperança, eu me desapontei um pouco. Mas JV é um dos melhores ever :D

      Volte sempre!

      Excluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!