quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Algumas pessoas têm certa tendência a confundir resumo e resenha. Pois bem, acredito que é bacana esclarecermos as coisas:

Para fazer um resumo é necessário, basicamente, realizar uma diminuição do texto em questão, colocando de forma simplificada o que o texto trás - nunca perdendo o foco do assunto principal. Simples, não?
Já a resenha é, segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, "apreciação breve de um livro ou de um escrito". Logo, vamos analisar a sentença em três partes: Apreciação, Breve, Livro ou escrito.

O primeiro elemento, APRECIAÇÃO, diz respeito ao sentido duplo da resenha, pois há um julgamento/avaliação do objeto em questão. Ou seja, para que haja um julgamento sobre algo, é preciso que seja feita uma análise inicial, que fornece elementos para que o julgamento/avaliação seja realizado. Um é parte do outro.
O segundo elemento, BREVE, diz respeito à rapidez e fluidez do texto, visto que a resenha é um texto rápido - isso não significa que o texto deve ser fraco, vazio ou superficial. Deve-se eleger um ou dois pontos mais salientes da obra e trabalhar com estes, e é interessante que estes pontos escolhidos sejam realmente importantes para a obra como um todo.
O terceito elemento, LIVRO OU ESCRITO, diz respeito ao caso específico deste blog. Há a opção de se resenhar uma infinidade de outas coisas que não estão escritas - por exemplo discos, obras, ou seja, qualquer ítem passível de observação e análise. 

Alguns detalhes:
* A resenha é feita sobre a obra e não sobre o tema!
* O texto é o ponto de partida para a resenha, então não deve ser esquecido jamais!
* Na resenha pode haver um breve resumo, para que possa haver diálogo com o tema central.

Não confunda: Resumo não é resenha! Resumo é uma parte da resenha - que tem acrescentada, pelo menos, a análise e julgamento do texto.
Categories:

Um comentário:

  1. Ah tem muito disso por aí, o fulano faz uma resenha giganteeeee e você vai lendo até achar a opinião e quando chega no final nada, só tem um resumão da história, o quesito breve é super importante pra mim, pq se for resenha de 500 linhas eu sinceramente não leio.


    bjks
    Sam
    @BEmpoeirada

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!