quarta-feira, 17 de abril de 2013


Utilizando-se de uma linguagem extraordinariamente simbólica, Corda Bamba, de Lygia Bojunga Nunes, conta a história de Maria numa viagem que faz ao seu universo interior. 

Após perder a memória quando os pais morrem em um acidente no circo onde moravam e trabalhavam, Maria passa a viver em companhia da avó, Dona Maria Cecília, uma mulher rica e dominadora que acredita que o dinheiro pode comprar tudo, inclusive a felicidade, a realização pessoal e até mesmo pessoas (ela comprou seus quatro maridos).
A história começa com a chegada de Maria à casa de Dona Maria Cecília, onde está acontecendo o aniversário do neto de Pedro, o marido atual de Dona Maria Cecília.
Em seu enredo, o livro de Lygia Bojunga enfoca a morte e seus estigmas com muita sensibilidade e respeito à condição humana.
As diferenças socioeconômicas e as questões trabalhistas são os principais temas trabalhados na história. Isso porque são justamente as diferenças socioeconômicas que desencadeiam a trama, afinal, é por dinheiro que os pais de Maria resolvem se equilibrar na corda sem a rede de proteção, sofrendo um acidente fatal durante a apresentação.
Os elementos simbólicos presentes na narrativa de Lygia Bojunga são inúmeros, e sua identificação e interpretação dependem, dentre outras coisas, da experiência de leitura de cada leitor.
O primeiro elemento simbólico é a própria corda bamba, presente já no título da obra. Essa corda representa a tensão vivida por Maria ao longo da narrativa entre o seu consciente e o seu subconsciente.
A arte também se configura como outro elemento simbólico presente na obra, pois ao longo do livro, a arte circense é tomada como uma forma de realização pessoal do ser humano, ajudando-o a solucionar seus possíveis problemas pessoais e a superar os seus traumas.
Após atravessar a janela de seu quarto em cima da corda, Maria se vê em um corredor ladeado por portas coloridas. Esse corredor representa a viagem que Maria faz ao seu subconsciente. As portas coloridas representam as diferentes fases da vida da protagonista; cada cor tem uma relação com o conteúdo da cena que está acontecendo dentro da porta.
É através dessa viagem para dentro de si mesma que Maria consegue lembrar de todo seu passado e abrir portas para o futuro.
Eu realmente amo esse livro, me toca muito toda vez que eu releio. É um livro pequenininho assim, mas com uma história tão grande e familiar. É muito interessante ver como um trauma pode apagar a memória da gente. E como só a gente mesmo pode enfrentar esse trauma.
Super recomendo pra todos de todas as idades. Muitos acreditam que as histórias de Lygia Bojunga são feitas pra criança. Mas a verdade é que qualquer pessoa pode ler os livros dela, porque trata de assuntos comuns a crianças, jovens, velhos...
No Brasil, fizeram um longa metragem da história, mas ainda não consegui encontrar pra assistir. O trailer tá aqui https://www.youtube.com/watch?v=TxxIRKB5lh0
É isso gente, espero que vocês possam se emocionar com essa história, assim como eu!
Bjoca e até!

11 comentários:

  1. O livro me parece ser bem interessante mas confesso q a capa não me chamou a atenção. Siimmm gosto de capas bonitas =D

    ResponderExcluir
  2. Achei legal a historia, vi o trailer e achei que deve ser bom o longa também!
    Esses traumas familiares, principalmete em crianças é tão triste né! A cabecinha delas nem sempre conseguem similar bem, nem alguns adultos conseguem! Quero ler tbem para conhecer o trabalho da Lygia Bojunga, lembro de ter lido sobre ela, e sempre é positivo oque falam.

    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram!!
    Suélen, essa é a capa atual do livro, mas ele já teve outras, dá uma olhadinha na internet pra ver ^^ =D as capas também me chamam atenção!!
    Ana Paula, eu recomendo muito os livros da Lygia, já li boa parte deles, são todos obras primas!!

    Bjoca!!!

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI, MAS ACHO QUE PODERIA TER UMA CAPA MELHOR E MAS CHAMATIVA, LINDA FORMA DE CONTAR.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o livro e gostei da história já li várias vezes .

    ResponderExcluir
  6. Tem o filme neste link: https://www.youtube.com/watch?v=kRb4Po5yScw&t=2s
    A imagem não está muito boa, mas o que importa é a linda história.

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!