quarta-feira, 10 de abril de 2013


Próprias da mitologia grega, têm rosto de mulher, serpentes na cabeça no lugar dos cabelos e asas nas costas.  Alguns livros trazem como belas mulheres, outros tantos apresentam seres com pele escamosa e verde e dentes caninos pronunciados.
Mas a regra geral é que qualquer homem que olhar nos olhos deste monstro vira pedra instantaneamente.
Existiram apenas 3 górgonas no mundo, e eram monstros da mitologia grega. Esteno, Euríale e Medusa eram irmãs, filhas de Fórcis e Ceto, deuses marinhos. Detalhe: somente Medusa era mortal.

Medusa e Perseu
Conta o mito grego que Perseu era filho de Zeus e sua amante humana Dânae e cresceu até a maioridade em uma ilha do Egeu chamada Sérifos, onde um pescador, Dictis, o salvara juntamente com Dânae após o nascimento. O rei de Sérifos, Polidectes, se apaixonou por Dânae, mas ela recusou suas investidas. Então convidou todos os nobres do local para uma festa e pediu para que cada um levasse um cavalo. Perseu, pobre, brincou que conseguiria um cavalo com a mesma facilidade com que mataria uma das três górgonas – querendo dizer que era impossível. Polidectes não levou na brincadeira e enviou Perseu nesta missão.

Os deuses Hermes e Atena apiedaram-se do jovem, que foi levado às gréias, três velhas que compartilhavam um só olho e um só dente, que o levaram até as górgonas. Esperto, roubou o olho e o dente delas e só devolveu quando deram a informação verdadeira. Elas, então, disseram para que procurasse as ninfas, que poderiam lhe dar o gorro da invisibilidade, sandálias aladas para que pudesse voar e uma sacola de couro. Hermes lhe deu uma espada curva.

Perseu voou até as górgonas e, olhando através do reflexo do escudo, decapitou Medusa, guardando sua cabeça na sacola de couro. Voltou voando para Sérifos e exibiu a cabeça decapitada, petrificando Polidectes e seus apoiadores. Após, deu a cabeça de presente para Atena, que a colocou em seu escudo para petrificar seus inimigos.

Livros não didáticos que citam górgonas
- Percy Jackson - Rick Riordan
- Perceu e as Górgonas - Adriana Bernardino
Categories:

3 comentários:

  1. Muito legal! "Conhecia" só a Medusa e não sabia direito a historia toda... rsrsrs estou adorando essa coluna!

    muitos bjos Came

    ResponderExcluir
  2. Uauuuu, adorei saber sobre o mito Came, eu só conhecia de um filme antigo que vi no corujão anos atrás e do filme "O ladrão de raios".

    ResponderExcluir
  3. Lembrei que conheci a Medusa por seriados cmo Xena e Hércules \o/
    Nos livros lembro: "As 100 Melhores histórias da Mitologia" e os do Percy Jackson é claro ;)

    =D
    Bjus Came

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!