quinta-feira, 4 de abril de 2013


Segundo O Grande Livro dos Seres Fantásticos, os centauros são seres fantásticos originários da Grécia Antiga, tratam-se de seres metade homem e metade cavalo. Os centauros são filhos de Ixíon (rei dos Lápitas) e Néfele (deusa das nuvens) e reconhecidos pelas habilidades guerreiras, especialmente nos campos do arco e flecha.  Como a metade cavalo é muito forte, são capazes de pisotear tudo que encontram com facilidade. São seres perversos e maldosos, mas não é impossível que em algum tempo tenha havido um centauro amável.


Viviam em cavernas, em tribos, comendo a carne crua de suas presas e apreciando um vinho. Em geral, não chegavam a viver 40 anos, pois morriam em alguma de suas muitas lutas. Raras vezes um centauro alcançava a idade de 100 anos.

O centauro mais famoso da Mitologia Grega foi Quirão/Quíron. Culto, músico, ginasta, médico, educador e mestre de heróis. Foi-lhe concedido o dom da imortalidade pelos deuses, porém quando foi ferido por uma flecha envenenada, caiu em agonia e suplicou aos deuses que o deixassem morrer. Apenas Zeus apiedou-se dele e, como não podia matá-lo, porque era imortal, o transformou em um arqueiro celeste – hoje é a constelação de Sagitário.

Acredita-se que, nos dias de hoje, existam poucos centauros. Abandonaram as cavernas e vivem isolados na Ásia Central, concentrando-se na caça e fabricação de vinho.

Categories:

4 comentários:

  1. Oiie
    Adorei o post sobre centauros, não conhecia sobre Quíron, o único famoso que conheço é o do Percy Jackson.
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba Centauros são mega assustadores, essa de ficar na caverna comendo e bebendo me embrulhou o estômago. XD
    Adorei Came.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o post Came!
    não conhecia a historia da constelação de sagitario.. bem bacana!

    Pra variar, lembrei dos livros do HP.... do Firenze.

    :)

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei interessante os centauros, mas não fazia ideia da sua história.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!