quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do “thriller”, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Em um ano de blog esta foi a resenha mais difícil de escrever! Faz mais de um mês que eu li esse livro e não encontrava palavras para descrevê-lo para vocês.
Este é o final da trilogia “Jogos Vorazes” – já falei do livro “JogosVorazes” e “Em Chamas”, e fecha a série de modo intrigante.
Mais uma vez Katniss e Peeta conseguem sair da arena vivos – e desta vez, como comentei em “Em Chamas”, ambos estão mais fortes e espertos. Bem, a nossa “Mockingjay” (não me acostumo com o tal do “Tordo”) é salva e levada para o Distrito 13. Já Peeta é “salvo” pela Capital – aí já viram que o negócio esquenta, né!
Detalhe: O Distrito 12 não existe mais! Foi destruído, para servir de exemplo aos outros. Não é novidade se eu falar que a maioria do Distrito morre bombardeada – inclusive a família do Peeta (tadinho!)
Katniss é chamada para ser símbolo de uma revolução que está tomando toda a Panem – que começou láááá no primeiro livro ainda, e ela se vê sem saída, tendo que aceitar tomar para si este “cargo”. Peeta sofre uma “lavagem cerebral” e visualiza Catnip como sua inimiga – as coisas não são fáceis, adianto.

Resumindo: Catnip se torna o símbolo da revolução que ocorre em toda a Panem. Trabalha, luta, sofre, luta, trabalha, luta, sofre, quase chora e vence algumas batalhas. Algumas, não todas – alguns objetivos pessoais ela não alcança! Quais? Não vou contar, se não tem gente que vai me bater (risos) – mas posso contar um segredinho? É sobre cuidar das pessoas que ela ama. Pshhhhhh.
Katniss cresce e, definitivamente, se torna uma guerreira – ela não tem muitas opções.
Peeta e Gale são casos a parte! Gale consegue se refugiar no Distrito 13 e, muito inventivo, consegue fabricar diversos tipos de armadilhas/bombas para atacar a capital (para quem for ler este livro: esse é um detalhe muito importante!). Peeta consegue sair da Capital (por pedido da Katniss), mas ele fica maluquinho. Então é meio difícil lidar com ele.

A dona Suzanne Collins não devia fazer isso com a gente: Livro ótimo -> Livro Perfeito -> Livro sem palavras (Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança, respectivamente) – e não ter palavras não significa que ele foi perfeito. Eu só realmente não encontro palavras para descrevê-lo! Puxa vida, hein! Talvez ele tenha ficado incompleto! Acabei o livro e ainda sentia falta de algo que não posso descrever... Estou confusa, ainda. Perdida, ainda.

Posso dizer que o livro de início parecia um pouco arrastado – acho que é por que eu prefiro o personagem Peeta, e como ele fica ausente a priore, acabei me frustrando um pouco. Então nem preciso dizer que me animei com a leitura quando ele voltou, né?!
De qualquer forma, a obra mantém a sequência de ação que vinha mostrando nos outros livros da série. Inclusive, a autora coloca seus argumentos de forma inteligentíssima, de maneira que o leitor entende perfeitamente as ideias – por exemplo, os dispositivos e bombas, assim como fica perdido em muitas cenas, que são relacionadas somente depois – dando sentido à história e deixando o leitor (como no meu caso) boquiaberto.

A história é bem intrincada e apresenta muitos detalhes – e adianto: não é uma leitura rápida, que você faz em poucas horas! Tem que ler calmamente – apesar da ansiedade, ou você perde o fio da meada.
Se você procura somente romance, você NÃO vai encontrar! Mas se você espera ação e muitas confusões, aí pode se jogar!

Não sou muito de quotes, mas é impossível não se emocionar junto com a Katniss:
“Uns poucos minutos antes das quatro, Peeta se vira para mim mais uma vez. "Sua cor favorita é... verde?'
"Está certo.' Então eu penso em alguma coisa para adicionar. "E a sua é laranja.'
"Laranja?' ele parece duvidoso.
"Não laranja brilhante. Mas suave. Como o pôr do sol.' Eu digo. "Pelo menos, isso é o que você falou para mim uma vez.'
"Oh." Ele fecha seus olhos brevemente, talvez tentando trazer à lembrança aquele pôr do sol, então ele acena com sua cabeça. "Obrigado."
Mas mais palavras saem. "Você é um pintor. Você é um padeiro. Você gosta de dormir com a janela aberta. Você nunca põe açúcar em seu chá. E você sempre dá um laço duplo no seu cordão de sapatos."
Então eu entro em minha barraca antes que eu faça alguma coisa estúpida, como chorar.”

Você sente a energia quando ela fala esta última sequência? É, eu sinto! Aii que emoção!

Apesar de escrever tanto, ainda me sinto sem palavras! Fiquei como o Peeta! Maluquinha! (risos)

Leiam, gente! E se você pensar diferente (ou igual) deixe seu comentário!

10 comentários:

  1. Não foi o meu livro preferido da trilogia, achei q faltou mtas peças no final!
    Acho q Peeta e Katniss mereciam um final melhor ESCRITO, sabe?
    achei q o fim foi corrido e deixando mto a desejar...
    Essa sensação de perda eu tbm senti...
    =D
    realmente queria um 4° livro com coisas q ações q ao meu ver faltaram neste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas ficaram um pouco corridas, mesmo, Suh!
      Mesmo assim o livro foi muito bom :D

      Beijoo

      Excluir
  2. Nhaaa... não li nenhum livro da trilogia.
    Ainda não me deu vontade. =/
    É, sou estranha, né?! usahsuhasuhahsua

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, eu também não queria ler a série. Até achei que era ruim e tal. Mas quando li, não consegui largar hahahaha

      Beijos

      Excluir
  3. Infelizmente ainda não li os outros livros da série, mas pelo que vejo são livros que eu vou gostar muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Okaay, confesso que eu não li sua resenha toda! XD
    É que eu não resisti e comprei o box no Submarino, e eu não quero ler mais resenhas para não estragar a leitura! kkk
    Agora é só esperar chegar pra mim começar a ler! o/

    ResponderExcluir
  5. Eu li os jogos vorazes,em chamas e agora estou lendo o último, adorei o em chamas tem muita ação, descobertas sobre a arena e coisas inesperadas acontecerão, e katniss em dúvida por Peeta que pra todos os efeitos esta "apaixonada" e Gale seu melhor amigo que se declara e a beija.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está no melhor livro da trilogia, Eraide!
      Aproveite beem enquanto a coisa está quente :D

      Beijos

      Excluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!