quinta-feira, 9 de maio de 2013


Mais uma vez é meu amigo Maurício que me emprestou um livro bacana – ele já me emprestou  “A Batalha do Apocalipse” e “Branca dosMortos e os 7 Zumbis”, este último é do mesmo autor da obra de hoje, por sinal. Inclusive o Maurício conseguiu alguns autógrafos do pessoal da Jovem Nerd em seu exemplar – mais uma razão para eu tomar cuidado extra com seu precioso! Mais uma vez muito obrigada, Maurício!


O livro é em versão quadrinhos, com ilustrações de Harald Stricker, o que dá vontade extra de não parar a leitura (levando em conta que eu sou doida por HQ). A história que Abu Fobyia traz é sobre a independência do Brasil, porém de um modo diferente, já que apresenta uma versão zumbi sobre o episódio.

A narrativa construída pelos autores mostra desde as razões da fuga de D. João VI de Portugal em 1808 até a independência do país, em 1822. Os enlaces políticos são bem elaborados, demonstrado de forma leve e bem compreensível. É claro que, como o livro aborda a temática zumbi, algumas questões reais foram deixadas de lado para evidenciar o entretenimento. Os autores pesquisaram os principais envolvidos neste período e os representaram muito bem, deixando sugestões sobre estes que os livros de história não apresentam, de forma geral.

Durante a viagem de fuga da família real portuguesa ao Brasil, vemos a rainha Maria, a Louca definhando sem causa aparente e tornando-se zumbi e mordendo todos que via na frente. E é aí que a real aventura começa.

Como historiadora, devo dizer que, apesar do enredo bem contado, a obra conta com muitos estereótipos – por exemplo, a própria independência às margens do rio Ipiranga. Ao mesmo tempo em que desmistifica algumas coisas, cria mitos em outras. O final dos personagens não condiz com a realidade, assim como alguns fatos apresentados, mesmo ignorando a parte zumbi. Porém, é importante ressaltar que a intenção da dupla não é recontar a história, mas entreter. Conforme uma nota ao final onde apontam que os personagens foram retratados com deboche e ironia, não querendo, em nenhum momento, manter a real história.
Claro que alguns pontos foram de acordo com a realidade e são válidos, como a vinda da família real, as conspirações e os jogos políticos.

De maneira geral, o texto é leve, há várias piadas infames que, com sotaque português, dão agilidade e graça à obra. As ilustrações são ótimas, detalhistas. É possível identificar detalhes mesmo em uma figura pequena. Aliás, todos os desenhos são em preto e branco, o que dá maior sentimento para quem gosta de HQ.

Ps: Portugal está errado. É P’tugal, já que o leitor tem que imaginar as falas com aquele sotaque. Ora, pois!


Avaliação: 4/5

5 comentários:

  1. Só por questão de informação, Abu Fobiya é heterônimo do gentil e saltitante Fábio Yabu, autor de espalhafatosas histórias em quadrinhos e adocicados livros infantis. Poucas são as similaridades entre Abu Fobiya e a contraparte, que o teria mantido prisioneiro nos coloridos labirintos de sua mente durante quase três décadas. Liberto após circunstâncias catastróficas, Abu Fobiya agora se vê prisioneiro numa masmorra ainda maior: a própria existência. "Branca dos Mortos e os Sete Zumbis" é seu livro de estreia.

    brincadeiras a parte, ele é o autor de Combo Rangers, Princesas do Mar e adotou esse pseudonimo para não "misturar"os tipos de livros, pois Fabio Yabu é autor de literatura infantil, e usando esse acronimo ele evita problemas de seus livros mais pesados cairem nas mãos de crianças, pois um pai podia chegar na livraria e pedir para o filinho algum livro do Fabio Yabu, e acabaria recebendo um branca dos mortos ao invés de um princesas do mar =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação Jr :D

      Ainda bem que ele fez esse jogo de letras com seu nome, vai que ocorria algum engano kkk

      :D

      Excluir
  2. Parece legal para quem curte zumbi. Não é o meu caso. ahhaha
    Mas a ideia foi bem bacana de misturar história e deboche.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o autor - principalmente por Combo Rangers (que está de volta). Estou com obras atrasadas dele para leitura e essa entrou pra lista com certeza. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, leia para ontem, com certeza você vai gostar :D

      Excluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!