quarta-feira, 12 de dezembro de 2012



Segundo o Grande Livro dos Seres Fantásticos, os Gênios são seres maravilhosos com poderes mágicos.  Se parecem com seres humanos, embora possam assumir a forma de um animal. Podem ser bons ou maus. Detalhe: Se são bons, são bonitos. Se maus, são feios.
Originais da cultura muçulmana, chamados de jinn, os geniozinhos são formados de fogo ou ar e são muito travessos. Alguns ficam presos em garrafas ou lâmpadas de azeite (por isso a lâmpada mágica não se parece com uma lâmpada, mas com um bulezinho), e se alguém os liberta abrindo a tampa da garrafa ou esfregando a lâmpada, se torna amo do gênio.

Gênio é a tradução usual em português para o termo árabe jinn. No árabe, a palavra "jinn" significa, literalmente, alguma coisa que tem uma conotação de dissimulação, invisibilidade, isolamento e distanciamento.
Dentro da mitologia Romana, o gênio era um ancestral que zelava por um descendente. Ao passar o tempo, se transformaram em espíritos guardiões pessoais, outorgando intelecto e talento. Sacrifícios eram feitos para o gênio no aniversário de cada pessoa. É concebido como um ente espiritual ou imaterial, muito próximo do ser humano, e que sobre ele exerce uma forte, cotidiana e decisiva influência.

Dentro da mitologia Árabe, a crença nos Djinn (ou jinn) era corrente na antiga Arábia, onde se dizia que inspiravam poetas e adivinhos. Algumas pessoas dizem que Djin, portanto, significa as qualidades ou capacidades ocultas do homem.7
Entre da cultura ocidental, a imagem dos Djinns foi atenuada, diluída – melhor exemplo  é Jeannie é um Gênio. No seriado Supernatural, os irmãos também enfrentaram jinns em dois episódios (2x20 e 6x01)

Livros que façam referência aos Gênios - a maioria das obras é voltada para o público infantil. Não consegui encontrar nada para o público adulto.
      

Categories: ,

7 comentários:

  1. Nossa Came, adoro suas pesquisas!!!! Não fazia ideia de que na mitologia Romana, eram como um ancestral!!! e que se fossem bons eram bonitos... muito legal mesmo seu post!!!!!
    Quando li que era sobre gênios me lembrei na hora da Jeannie e do Gênio do desenho animado do Aladim... hahhah estou expandindo meus horizontes com seu blog!!!

    bjos Bonita!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Fico muito feliz em saber que você aprova as pesquisas aqui executadas!
      Espero que goste dos temas que virão, também.

      Beijos

      Excluir
  2. Ai que maravilha, gênios!!! Eu sabia que podiam se transformar em animais, li um conto infantil que o gênio estav em formato de sapo dentro da garrafinha, mas não sabia o motivo do formato da lâmpada.
    Eu tb pensei logo na Jeannie adorava acompanhar as reprises do seriado.
    Outro ponto bacana foi sobre a aparência deles que tb desconhecia bonitos = bons e feios = maus.
    Realmente essa coluna é demais. Adoooro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Obrigada! E fico muito contente que vocês gostem da coluna :D

      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Came...mais uma criatura fantástica bem escolhida, gênios! Vou ler...
    Primeiro, boa escolha de imagem para destaque, já demonstra a imponência dos gênios. Interessante, na Grécia havia mesmo esse culto aos ancestrais que tornavam-se uma espécie de espíritos elevados, também chamados de Daemons. Came, tem o livro "Baroak: A Estrela" da Cris Motta. O gênio mais sombrio que já vi é de um filme de terror chamado "O Mestre dos Desejos", conhece?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ed!
      Obrigada :D
      E vou atualizar a página com a sua recomendação!
      E não conheço este filme, é bom?

      Excluir
    2. Não é uma obra-de-arte, mas dá para se divertir um pouco. Eu, pessoalmente, ficava rindo kkkkkkkkkkkk

      Excluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!