quarta-feira, 21 de março de 2012




Sinopse:
A Vila é um lugar onde é sempre noite.

A cidade vive sob a rígida Lei dos Anciãos: a cada seis meses um navio deve partir para o Além-mar.

Martin tem quatorze anos e ficou órfão há seis meses, quando o pai embarcou em um navio para o Além-mar, de onde, todos sabem, ninguém retorna.

Atormentado pela perda do pai e pelo fantasma de que conhecia muito pouco a seu respeito, a começar pelo incompreensível motivo que o fez ser voluntário em um navio, Martin decide partir à procura de respostas.

A busca pela verdade levará Martin a visitar algumas das figuras mais folclóricas da Vila e o conduzirá a uma incrível descoberta: uma coleção de livros proibidos.
Junto com Omar, seu melhor amigo, e Maya, a filha do livreiro da Vila por quem é perdidamente apaixonado, Martin inicia um clube de leitura para explorar o tesouro recém-descoberto.
O mergulho nos livros proibidos levará o trio a uma perigosa jornada, na qual eles não apenas serão apresentados aos segredos que envolviam o passado do pai de Martin, mas também os colocará cara a cara com a própria essência do terrível regime Ancião.
À medida que a leitura dos livros avança, eles se veem em meio a uma perigosa trama e percebem, tarde demais que, depois das revelações do clube de leitura, nada será como antes e a vida dos três mudará para sempre.
Confrontado com verdades aterradoras e declarado inimigo do regime Ancião, Martin ainda terá que enfrentar o maior temor de todos na Vila: criaturas cujo nome não se diz e que vêm do Além-mar.
Durante a grande catástrofe, Martin terá que descobrir em si mesmo uma coragem que não sabia existir, se quiser salvar a vida de Maya e a própria Vila.
Noite sem Fim é uma declaração de amor a três coisas: família, amizade e livros.

Este livro, eu recebi pelo booktour que estou participando junto com mais 4 blogs. Eu fui a primeira, e estou deixando meus pensamentos sobre a obra:

* Opinião sobre o estilo do autor
Roberto Pellanda tem uma escrita leve, com palavras simples e precisas. Ao que parece, o autor gosta muito do oceano, assim como o protagonista, pois em determinadas cenas é visto de longe o sentimento que o autor deixa em suas palavras - ou estaria eu muito errada?
Gosto muito da maneira como o autor escreve.


* Opinião sobre a história do livro
A história tem uma espacialização de 2 anos, e como um todo é muito inteligente e interessante. Martin, de início, é jovem e inconsequente, e com os tombos que vai levando, aprende a ser responsável. Seu romance com Maya é bonito e inocente - raridade hoje em dia! É uma obra sem vampiros, anjos, ou qualquer assunto bastante trabalhado pela literatura, porém há muito mistério e sobrenatural. Posso dizer que a história não é comum ou clichê.
Além do mais, é a primeira vez que leio um livro que fala sobre... livros! Na Vila só é permitido ler as obras permitidas pelas Anciãos - ou seja, quase nada. Como seria não poder ler o que desse vontade? Sinceramente, a angústia me tomou diversas vezes com este pensamento.
A Vila é uma cidade com características medievais, à beira do mar. É sempre noite na Vila. A cada seis meses sai um navio para o Além-Mar com recrutas que nunca retornam. Motivo? Leis dos Anciãos, que o leitor acaba descobrindo ser... algo surpreendente (não acharam que eu ia contar a surpresa, né?)
Gostei muito das passagens de Martin com seus amigos - não só Maya e Omar.
Interessantíssima a cena onde há a luta entre os moradores da vila e o Knucks - realmente é de perder o fôlego!

* Opinião sobre a forma, o modo como a história é contada
Não há floreios. Sua narrativa é muito interessante, em terceira pessoa, o que dá muito mais visualização do leitor sobre a obra.
A maior parte do livro está centrada em pensamentos e descrições. Poucos diálogos, e mesmo assim o texto não é cansativo.


* Aspectos positivos
O livro como um todo é muito interessante. O romance de Martin e Maya é bacana, assim como Omar - me diverti muito com ele!A questão tratada sobre os livros também é inovadora e fantástica. São detalhes que fazem toda a diferença! 


* Aspectos negativos
Penso que foi avisado cedo demais que o pai de Martin era dono de editora. Assim o leitor já desconfiava porque ele foi para o Além-Mar - sendo que o legal é quando o leitor descobre junto com o personagem.


* Observações
O livro tem uma qualidade excelente e a diagramação é muito bem feita. A capa tem um desenho que representa a vila onde Martin mora, o que acaba deixando o leitor muito à vontade para imaginar as cenas desenrolando - já que o livro é bastante descritivo sobre o cenário.


* Correções ortográficas e/ou gramaticais
Não encontrados.


* Avaliações de conteúdo e coerência
O livro tem história e narrativa muito boas. Acredito que é uma das obras mais bem escritas da atualidade no Brasil. A história é concisa e interessantíssima. Já estou ansiosa pelo segundo volume!


Vale à pena ler, sim! Muito!


Não deixe de visitar sempre o blog... Você é muito bem-vindo!!

0 comentários:

Postar um comentário

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!