sábado, 3 de março de 2012







Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdeen, em 20 de Fevereiro de 1967. Cantor, compositor e músico estadunidense, mais conhecido como o vocalista e guitarrista da banda de grunge Nirvana.
Com o single "Smells Like Teen Spirit" do segundo álbum do Nirvana, Nevermind (1991), o Nirvana encontrou o sucesso, popularizando um subgênero do rock alternativo chamado grunge.
O Nirvana foi considerada a banda "carro-chefe da Geração X", e seu vocalista, Kurt Cobain, viu-se com ungido pela mídia como porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade. 
Durante os últimos anos de sua vida, Cobain lutou contra o vício em heroína, doenças, depressão, fama e imagem pública, bem como as pressões ao longo da vida profissional e pessoal em torno a si e de sua esposa, a cantora Courtney Love. Faleceu em 5 de Abril de 1994, em Seattle, sendo seu corpo encontrado somente em 8 de abril de 1994, vítima do que foi oficialmente considerado um suicídio por um tiro de espingarda na cabeça. 
As circunstâncias de sua morte, por vezes, tornam-se um tema de fascínio e debate. Desde sua estreia, a banda Nirvana, com Cobain como compositor, vendeu mais de 25 milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de 50 milhões em todo o mundo.



Discografia comentada


BLEACH (Sub Pop, 89)
O disco que tirou o Nirvana da pequenina Aberdeen, a cidade natal de Kurt Cobain. Gravado em seis dias por míseros seiscentos dólares, Bleach logo se transformou em cult do público universitário americano. O Nirvana contava com Chad Channing na bateria e Jason Everman na guitarra. Muita sujeira, distorção e angústia existencial.



NEVERMIND (Geffen, 91)
O toque-de-midas grunge de Butch Vig foi decisivo para o estouro mundial do Nirvana. Contratada pela Geffen por 750 mil dólares, a banda chegou a vender 35 mil cópias por dia no lançamento do Nevermind. Quase baladas ("Polly"), canções de mesma temática (drogas, angústia etc.) e um hino milionário: "Smells Like Teen Spirit"



INCESTICIDE (Geffen, 92)
Lançado em meio a uma entressafra da banda, Incesticide tem músicas inéditas e coisas da primeira fase do Nirvana. Também rolam uma covers sacadas, como "Molly¿s Lips", da dupla The Vaselines, um dos conjuntos que Cobain assumiu como uma das grandes influências do Nirvana. O hit: "Sliver"



IN UTERO (Geffen, 93)
O testamento da banda. A produção de Steve Albini adicionou muita sujeira às angústias de Cobain. In Utero, porém, tem faixas brilhantes, como "Heart Shaped Box" (uma das mais tocadas). "Rape Me" é uma variação sobre o riff de "Smells..." e Cobain ainda anuncia a sua morte em "I Hate Myself, I Wanna Die".


Informações retiradas de: Wikipédia e Abril

Não deixe de visitar o blog... Você é muito bem-vindo!!
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!