terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Noble Smith mostra as ideias que podem mudar sua vida contidas nos clássicos de J.R.R. Tolkien e sua mais adorada criação – os valentes Hobbits.
Baseando-se em O Senhor dos Anéis, O Hobbit e em outras histórias da Terra-média, Noble Smith demonstra como um confortável buraco do Hobbit é, na realidade, um estado de espírito e que até mesmo a menor das pessoas pode ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. O autor explora temas importantes para um Halfling, como cerveja, comida e amizade, mas também temas sérios, como coragem, viver em harmonia com a natureza e bem versus mal.
Por que presentear em ver de ser presenteado em seu aniversário é uma ideia revolucionária? Como prazeres simples – tais como jardinagem, longas caminhadas e deliciosas refeições com seus amigos – podem fazê-lo mais feliz de forma significativa? E como podemos carregar o fardo de nosso “próprio anel do poder” sem sermos devorados? A Sabedoria do Condado tem as respostas para essas e outras questões essenciais da vida.

Já leu O Senhor dos Anéis? E O Hobbit? Bem, se não leu nenhum dos dois sugiro que faça isso logo. Ou pelo menos assista as adaptações cinematográficas (no meu caso, só assisti). Caso contrário você não vai gostar muito deste livro. Por quê?  Bem, a obra é bastante íntima destas obras, então há citações e referências a todo instante. Logo, se você não está familiarizado com o universo de Tolkien, você não vai entrar no clima.
Mas, porém, entretanto, todavia... Se você gosta deste mundo de Tolkien, te garanto que a leitura de A Sabedoria do Condado será bem agradável. Contêm várias tiradas e análises divertidas das obras de Tolkien, fazendo com que o leitor consiga refletir sobre sua própria vida.

De maneira grosseira eu poderia até colocar que se trata de um “livro de autoajuda”, já que cada capítulo mostra como viver como um Hobbit, ou seja, como viver melhor: como enfrentar seus medos, como viver em harmonia com a natureza e com as outras pessoas, como viver sem tantas preocupações... Então se for um livro de autoajuda, é o melhor que eu já li!

A capa é interessante: É como se você estivesse dentro da toca Hobbit, olhando para fora; além disso, parece uma pintura antiga toda suja de terra, rústica. Adorei.
Gostei do fato de ter muitas notas de rodapé, auxiliando o leitor a lembrar sobre determinadas passagens dos livros de referência para o que o autor quer propor. Isso me deixou menos perdida, já que faz tempo que assisti OSDA.

O autor afirma que temos um Hobbit escondido dentro de nós mesmos. Basta que deixemos “aflorá-lo”:
“E assim nasceu o primeiro Hobbit – o herói relutante que parte de sua amada residência e retorna de uma grande aventura como um homem mudado.” p. 23

O livro nos traz receitas que os pequenos apreciam (como uma sopa de cerveja e cogumelos). No final do livro há um teste para que você possa medir suas ações e saber se você está mais para Hobbit ou para Orc. Bem, devo confessar que ainda estou a caminho do Condado... Também há instruções para fazer um bom jardim na sua casa, assim como o jardim de um Hobbit.

 Ao final de cada capítulo há uma mensagem do Condado para nós, e eu selecionei duas para vocês:

A Sabedoria do Condado nos diz:
“Sinta pena do Gollum, daquela criatura obcecada, pois ele é um desgraçado e infeliz; mas não permita que ele o conduza na estrada estreita e desolada da ruína.” p. 38
“Aguente o seu próprio Anel da Perdição somente durante o tempo que julgar necessário. Quando for a hora certa, atire-o no fogo e fique livre do seu fardo.” p. 153

Então, não seja um Orc e leia A Sabedoria do Condado! Boa leitura.

5 comentários:

  1. Que legal Came!!

    Sabe eu não sou fã de livros de autoajuda, mas gostei desse (eu ja o classificando como autoajuda), mas pareceu ser bem legal!! eu só li O Hobbit e me apaixonei!!! acho que vou gostar de ler este! Olha, estou precisando parar de pensar como um Orc...rsrsrs adorei a dica de leitura!

    Bjos Came, estava com saudades!!!! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler o livro. Acho o que tem a capa do filme mais bonitinho.
    Gostei muito da resenha, bjos...

    ResponderExcluir
  3. Oi =)
    Ainda não li nenhum livro do Tolkien, então acho que 'A Sabedoria do Condado' não serve pra mim. XD
    Mas quem já leu vai adorar com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que o meu comentário mais óbvio é que eu não gosto da capa! :( MAS... Não importa! Um dia o Ed disse que eu sou um Hobbit e eu estou verdadeiramente aceitando a ideia! :( HAHAHAH Sou apaixonada por O Senhor dos Anéis e adoro livros que seguem a linha que este parece seguir. TUDO A VER COMIGO. Aiaiai.

    Beijo Came linda do meu coração!

    ResponderExcluir
  5. Beeem eu não li nada do Tolkien, mas vi o primeiro filme. XD Sei que não é idêntico, mas já ajuda. hahaha
    Ainda assim, não fui com a cara deste livro, talvez seja apenas implicância.
    Gostei da capa.

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!