quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


 
De acordo com O Grande Livro dos Seres Fantásticos, as Fadas são seres tão antigos, que estão em todas as culturas. São capazes de mudar de forma para que os seres diferentes, como o homem, não as veja.
“Sabia que algumas fadas gostam de levar alguns sininhos costurados nos vestidos delas? Se alguma vez você ouvir um doce tilintar à noite, certamente um grupo de fadas está por perto. Dizem que, então, se você piscar muito rápido, poderá vê-las” (p.119)
Há vários tipos de fadas:

Solitárias: Travessas, desagradáveis, vivem debaixo de troncos de árvores mortas, ruínas de velhos castelos, pontes abandonadas e grutas inacessíveis. São sujas e despenteadas. Nunca ande por caminhos pouco transitados.
De Roda: Vivem em grupos nos montes e colinas, são bonitas e pequenas. Dizem que na noite de São João (24/06), se você for ao local adequado, poderá vê-las brincando de roda.
Aquáticas: Como o próprio nome diz, vivem nos rios e açudes rodeados por vegetação. Mas gostam mais dos lagos encantados de ilhas mágicas, invisíveis aos olhos humanos.
Madrinhas: Protetoras, fornecem dons aos recém-nascidos (beleza, sorte...). Um exemplo clássico é a fada da Cinderela.
Sílfides: Vivem nas nuvens, possuem elevada inteligência e sua principal atividade é transferir luz para as plantas.
Banshee: Forma obscura das fadas. Tome cuidado se vir alguma Banshee, já que os dias restantes de sua vida podem ser contados pelos gritos da fada: a cada grito, um dia de vida e, se apenas um grito for ouvido, naquela mesma noite você estará morto.
Fada do Dente: Nunca esqueceria desta fada tão importante. Caiu um dente de leite? Coloca embaixo do travesseiro que a fadinha deixa uma moeda ou presentinho (Só comigo que nunca aconteceu?)

As fadas são, originalmente, da cultura celta e dependendo da história, as fadas podem ter tamanhos variados – desde pequeninas até tamanhos “normais”.

Alguns livros que fazem referências ao ser fantástico fada:
  
 
Categories: ,

4 comentários:

  1. \o/ lembrei do Povo das Fadas dos livros da serie Instrumentos Mortais da Cassandra Clare!!!Lá elas são (se não me engano) uma mescla de anjos e demônios ;)
    Fora aí acho q não li mais nada com esse tema, hora de mudar isso!!!!

    ResponderExcluir
  2. ohhhhhhhhh adoro fadas :D

    muito legal o post Came!!!!

    bjoes

    ResponderExcluir
  3. Uau vários tipos, essa Banshee eu quero distância.
    Quanto a fada do dente, sabe que nunca coloquei o dente embaixo do travesseiro? Jogava no telhado, kkkkk.
    Linda as imagens que vc escolheu Came.
    Dos livros as capas que me chamaram atenção foi de "Asas" e "Feitiços".
    Não li nenhum... e faz tempo que não leio um bom conto com essas fofuras.
    Mas adoro a Tinkerbell. =)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. O interessante das fadas é quando percebemos que elas não são seres tão simples quanto a maioria pensa. Conheço algumas história em que elas são malvadas mesmo. Como muitos mitos, podem ser encontradas em várias culturas.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!