segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Livro que eu peguei emprestado da minha amiga Ju! Valeu nega!

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

Definição: EU!
Vi o filme há muito tempo, então não me recordo muito do que passava – o que foi positivo, a meu ver, já que pude ler a obra sem ficar lembrando dos acontecimentos – ok, confesso! Fiquei lembrando do Gerry que foi interpretado pelo lindo Gerard Butler! * suspira*

O livro, situado na Irlanda, começa contando sobre o luto de Holly – que perdeu seu jovem marido Gerry, em razão de um câncer no cérebro. Gerry deixou uma lista de coisas para Holly fazer após sua morte – coisas triviais com as quais eles brincavam quando ele ainda vivia, como por exemplo: ela deveria comprar um abajur para não tropeçar no escuro do quarto. São 10 cartas que ele faz para Holly, direcionando a vida da amada. Ela as recebe de uma vez só, com a instrução de abrir uma a cada mês (que agonia, né?)

Por que eu coloquei como definição a palavra EU? Não, não tem nada a ver comigo. É a Holly que adora esta palavra e variações: EU não superei. EU não consigo. É difícil para MIM. Veja o MEU lado.
Holly é um egoísta. Ok, ela está sofrendo por que seu grande amor, sua alma gêmea morreu, e isso eu posso compreender. Até passar 10 meses sofrendo e chorando, eu consigo compreender. Mas se sentir mal quando suas melhores amigas resolvem seguir suas vidas? Isso eu não compreendo. Não entendeu? Calma!

Holly tem duas melhores amigas: Sharon e Denise – que dão apoio incondicional e a qualquer hora para a amiga que perdeu seu amor. Porém quando Sharon descobre que está grávida e Denise anuncia que vai se casar, Holly fica em estado depressivo. Se fecha, não quer falar com as amigas, acha injusto. Para mim, injusto é o que ela faz.
A família de Holly é normal, com problemas normais. Uma irmã inconsequente, um irmão preferido, um irmão chato e um irmão folgado.

Em favor da Holly eu tenho que dizer que quando ela está de bom humor, ou conversando com alguém alegre, ela é muito divertida. Ri em muitas passagens dela e do amigo Daniel (um amigo que ela conheceu por intermédio de um de seus irmãos). Aliás, Daniel me surpreende no final.
Melhor, o livro me surpreendeu no final. Nunca esperava que o rumo tomado fosse aquele. O livro tem os capítulos bem divididos, deixando o leitor bem a vontade durante a leitura.
De maneira geral, é bem escrito.

Pontos Negativos: Holly é egoísta e vive em um mundo a parte. Pareceu-me “morna” na maioria das passagens. Nem furiosa, nem calma. Nem cheia de sentimentos, nem vazia. Só morna.

Pontos Positivos: Os amigos de Holly fazem de tudo para animá-la, e em muitas vezes, conseguem. E olha que as festas são cheias de diversão e piadas ótimas!

Estrutura do livro é nota 10. O enredo é 10 também. Apenas o que me incomodou foi o egoísmo de Holly – talvez por nunca ter perdido alguém tão próximo.


17 comentários:

  1. Desde q vi o filme há muito tempo.. fiquei louca pelo livro, mas era sempre bem caro e nunca tinha nas lojas.. daí a novo conceito resolveu relançar e fiquei muito feliz.. ao ganhar de niver de uma amiga.. espero ler ele logo!
    Bjinssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Quando ler, compartilhe o que achou! *-*

      Beijos

      Excluir
  2. Eu ainda vou ler... rsrss adorei o filme, e confesso que estava com medo de achar o livro meio morno... que bom que vc gostou... me dá mais certeza de que é bom!!!!
    bjos Came!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Obrigada pela confiança!
      Este livro é BEEEEM pessoal, pois envolve a perda de um ente próximo.
      Só lendo mesmo né.

      Beijooo

      Excluir
  3. Oi! =)
    Eu já tinha ouvido falar sobre o filme, mas ainda não tinha o visto. Por isso que eu estava curiosa sobre esse livro.
    O livro parece ser muito bom, pelo fato de ser explorado de forma suave a perda de uma pessoa especial.
    Fiquei com mais vontade de lê-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      O filme não é recente, assim como o livro que teve nova edição.
      Este livro só lendo mesmo amore. Leia MESMO!

      Beijos

      Excluir
  4. Eu chorei oceanos com o filme e acredito (e espero) que com o livro seja assim também. Romântica incorrigível, ficarei furiosa se não sentir lendo o que senti assistindo. :( HAHAHAH
    E eu não tenho muito o que falar sobre a Holly (apesar de não achá-la a suuuper protagonista). Quero dizer... A entendo, sei o quanto é ruim e sei, também, que as possibilidades do meu egoísmo aumentar em uma situação dessas é bem grande. Não por maldade, ou por egoísmo, propriamente dito... Mas pelo momento,pelo sentimento que, querendo ou não, toma conta de nós quando nos vemos na situação que ela passou.
    Sei lá! :( HAHAHA
    Beijo, came linda, e suspiremos pelo Gerard! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, conhecendo você (que é mais sensível que eu), posso dizer que é possível que você chore litros, sim! Eu é que sou meio dura na queda hahaha
      E sim, suspiremos pelo Gerard! *aaaiiiiii**

      Beijos

      Excluir
  5. Olha vi o filme e achei chatoooooooooooooo!
    Ok ok filme e livro são diferentes e eu mais que ninguém sei mas confesso e a sinopse tbm não me chamou a atenção.
    Por sua resenha já sei q definitivamente não é meu tipo de livro ;)
    Bjus Came

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh!
      O negócio contigo é mais agitado, né!?
      Realmente, acho que ele é um pouco parado para tu que gosta de uma leitura mais ativa. Mas é questão de sentar e ler né!

      Beijos amore!

      Excluir
  6. Eu tô de faniquito esperando o meu chegar. =/
    Li ótimas resenhas sobre o livro e decidi dar uma chance, já que o filme não consigo ver... não gosto da Hillary, não suport o Jeffrey Dean Morgan, daí já viu? hahaha, pirraça total.
    Mas o Gerry deve salvar a situação. Sério, mocinha egoísta é o ó, vontade de entrar no livro e bater nela. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Tomara que sua leitura seja agradável! E passe por aqui me contar o que achou!

      Beijos

      Excluir
  7. Este livro é maravilhoso...Li muitas resenhas positivas a respeito e amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yassui!
      O livro é bom. A leitura é válida mesmo!

      Beijos

      Excluir
  8. Apesar de não ter procurado, sempre quis ler uma resenha sobre este livro. Tem uma capa bonita, um título atrativo e pelo o que você escreveu, parece valer a pena a leitura.

    Muito legal este blog. Gostei!
    http://www.leiasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica!
      O livro é interessante e a avaliação é bem pessoal. Só lendo :D

      Obrigada e beijos

      Excluir
  9. Oi amore..
    Acabei de ler o livro, gostei muito, e me identifiquei muito com com a Holly, então sinto dizer que devo ser mega egoísta tbm, kkkkkkkkk
    tbm sou muito EU... (concorda??)
    E realmente, Daniel me surpreende no final, o que eu ainda não sei se gostei ou não... mas enfim...
    O livro é muito bom, adorei!!!

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!