terça-feira, 27 de novembro de 2012

O domínio dos Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e de seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.
Livro recebido em parceria com a Editora Butterfly

Primeiro vamos falar sobre esta capa linda: o tom sobre tom dá a impressão de que a figura faz realmente parte da floresta, que é o cenário da história – como o próprio nome sugere.
A trama se passa durante o período medieval, quando havia os senhores donos de feudos. Logo nas primeiras páginas a autora deixa um mapa para situar os feudos e para que o leitor possa entender e imaginar melhor.
Na introdução da obra, a autora explica que se trata de uma história baseada no conto dos Irmãos Grimm, Os Cisnes Selvagens, e mantém elementos das fábulas. Ainda há a explicação de algumas pronúncias do Irlandês Gaélico antigo utilizadas no livro. Por exemplo, Sorcha se pronuncia Sorca.

Sorcha, 13 anos, é a sétima filha de um sétimo filho. Sua mãe morreu durante o parto que deu vida à nossa protagonista, seu pai tornou-se distante de todos e então os 7 irmãos cresceram por si mesmos. Até que a madrasta chega e, digna das fábulas, é vil e má. Quando os irmãos recebem uma magia terrível, Sorcha consegue fugir. Guiada pelos Seres da Floresta, deve realizar uma tarefa a fim de desfazer o mal, sem a ajuda de ninguém e de forma peculiar. Em determinado momento Red, um bretão (inimigo), a encontra, e como não sabe quem ela é, resolve a levar para a sua casa e mantê-la até ter notícia de seu irmão, Simon, que saiu em busca de aventura.
Sorcha é uma ótima contadora de histórias, e é através dela que ficamos conhecendo histórias celtas, da velha Irlanda, demonstrando a riqueza cultural daquele povo. O livro acontece em um espaço de tempo bacana, de 3 anos.

Sim, eu sei que estou sendo muito vaga e posso até estar lhes confundindo um pouco. Mas, por favor, entendam que se eu contar qualquer coisa a mais, estragarei totalmente as maravilhas do livro.
Aventura, impacto, agonia, repugnância. As cenas são fortes em todos os momentos – sejam eles bons ou ruins. O final é interessantíssimo, com várias surpresas e cheio de expectativas. Com um ritmo envolvente, é impossível largar o livro.
Ao longo da lenta leitura – 600 páginas lidas em 5 dias, pude absorver vários elementos expostos pela autora. E o mais formidável, a meu ver, foi sobre a importância da cultura de cada povo, do respeito mútuo e da importância da tradição. O respeito com a natureza também estava presente em todos os momentos.

Pontos Positivos: Não há uma história de amor/paixão repentina. Tudo acontece lentamente, de acordo como as personagens vão se conhecendo – e nós a elas. Tudo muito palpável. A história é bem original (apesar de ser baseada em um conto antigo).

Pontos Negativos: Foi muito difícil pensar em pontos negativos para uma obra tão bela.  Talvez a madrasta tenha aparecido pouco e acabamos não a conhecendo direito. Ficamos sem saber o que ela é, o que faz realmente.

A Editora Butterfly merece uma salva de palmas pelo capricho na diagramação. Os desenhos em cada início de novo capítulo são lindos.

Se este livro é bom? Sem dúvidas! Todos correndo para a livraria em 3,2,1, já!

11 comentários:

  1. \o/
    Gostei de como vc fala da obra mas sem entregar nada do livro isso só me deixou ainda mais curiosa!!!
    adorei a resenha e me interessei mto no livro =D
    Parabéns Came!
    bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh!
      Mas olha, se eu falasse qualquer coisinha a mais, estaria entregando muito da história!
      Indico o livro para TODOS!
      Obrigada Suh!
      Beijos

      Excluir
  2. Linda resenha!!! faz com que sua opnião seja mostrada, sem contar demais!! tbem adorei!!!

    Adoro livros com fabulas e contos dos irmaos grimm... esse mundo me encanta!!!!

    Ta ne, vamos achar mais um lugarzinho na minha listinha sem fim de livros que quero ler.. quem sabe um dia consigo!!

    bjão Came

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana querida!
      Antes de tudo, obrigada!
      E aperta seus livros aí e vê se cabe Filha da Floresta - tu vai amaaaar!

      Beijooo *-*

      Excluir
  3. Uau! É a primeira vez que vejo a resenha deste livro. Alguns meses atrás estava numa livraria e me deparei com este livro. Até li a sinopse e me encantei logo de cara, mas como sou desconfiada, não levei o livro. =/ E agora, mais uma vez me esbarro com ele. Sensacional resenha e realmente vc fez muito bem em não explicar muito o livro. Estou muit curiosa para lê-lo. Abraços e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol!
      Espero que na próxima vez que o vir, compre sem pensar!
      E obrigada :D

      Abraços

      Excluir
  4. A resenha ficou adorável!!!
    Eu já queria o livro sem saber q tinha por base um conto dos Grimm, agora eu quero duplamente, depois de acompanhar Once upon a time, eu estou aceitando novos olhares sobre as fábulas.
    Essa personagem já me conquistou, e quero muito saber o que ela tem de fazer para quebrar a maldição.
    600 páginas, ai que paraíso. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani!
      Mininaaaa, o livro é mágico mesmo. Quando você ler vai adorar, com certeza!
      E xá te falar, são 600 páginas deliciosas!

      Beijos

      Excluir
  5. Estava ansiosa por essa resenha, e amei!
    A capa é linda. Não sabia que a história era baseada no conto dos Irmãos Grimm, interessante!
    Fiquei super curiosa para saber mais da história, comprarei este livro em breve! XD

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biaaa!
      Que bom que você gostou *-*
      Isso, isso! Compre e leia, tu vai amar *-*

      Beijos

      Excluir
  6. Esse foi um dos melhores livros q já li! Me emocionei bastante, principalmente com a importância que se dá a família.
    Estou ansiosa para ler os próximos. (O filho das sombras e A filha da profecia).
    Adoooro o seu blog.
    Beijosssss

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!