segunda-feira, 21 de maio de 2012

Olá queridos! Venho toooda alegre para dizer que semana passada fui contatada pelo Jornal Gazeta do Povo, aqui do Paraná, para falar sobre a literatura fantástica no Brasil. o/


Vou postar uma pequena parte aqui, e vou mandando o link para acessar a página do Jornal e conferir a matéria completa. A reportagem - interessantíssima, saiu no caderno jovem (Gaz+) de sábado, 19/05.
A entrevista rolou via telefone, e o Fábio (responsável pelo caderno jovem do jornal), um amor *-*, foi quem fez as perguntas - foram muitas para que ele pudesse editar devidamente, né! Abraço para o Fábio!


"Leitores ajudam a divulgar autores
Se a literatura fantástica tem o espaço que tem nas prateleiras das livrarias, muito se deve ao empenho de alguns fãs determinados em tornar novos autores mais conhecidos, tanto por meio de blogs quanto de eventos literários. A blogueira Camila Machado, de 22 anos, mora em Francisco Beltrão, no interior do Paraná, mas já fez encontros até em Curitiba.
Leitora ávida do gênero, Camila montou a sua página na internet (resenhasdeumaleitora.blogspot.com) para divulgar as obras e trocar ideia com outros amantes da literatura. “Na minha cidade há poucas pessoas que leem esse tipo de livro. Com o blog, fiz amizades e organizei alguns encontros”, lembra.
Entre as amizades surgidas com a internet está a da também blogueira Daiane Jardim (nouniversodaliteratura.blogspot.com), de 20 anos. Daiane conta que nos eventos organizados pelos leitores, participam desde pessoas convidadas até desavisados que passeiam pela livraria. “Alguns curiosos se interessam e param para acompanhar os encontros. Neles, conversamos sobre as obras dos nossos autores favoritos. E o que percebo é que há um grande interesse pelo estilo, até por gente mais velha.”
Para elas, o sucesso dessas histórias está na identificação dos leitores com as lutas dos protagonistas e com a sensação de fuga da realidade. O psicólogo Tonio Luna concorda e explica que não há mal algum nisso, desde que o mundo imaginário não seja levado a sério: “ler esse tipo de livro funciona bem para desligar dos problemas e para se conhecer mais a história e novas culturas”, conclui."
Como podem ver, teve mais uma blogueira na matéria, a Daiane do blog No Universo da Literatura - uma curitibana muito querida, que compareceu ao Encontro IAN - foi por lá que a conheci! 

O link original do jornal é http://www.gazetadopovo.com.br/gaz/mix/a-nova-geracao-fantastica/, confiram!




Não deixe de visitar o blog... Você é muito bem-vindo!!



2 comentários:

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!