sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Bom dia, caros leitores.

Gostaria de compartilhar um momento com vocês, leitores, que me acompanham sempre.
Ontem recebi um e-mail nada educado, diga-se de passagem, perguntando por que eu não faço resenhas de pré-vendas, por que não estou na frente dos outros blogs. Falando ainda que neste “amontoado” de blogs literários é necessário ser “esperto” e andar na frente se quiser que mais pessoas (seguidores) leiam meu blog. Só promoções não “levantam” blog nenhum.
Pois bem. Em primeiro lugar, não vou ser mal educada como a pessoa que me enviou o email, apesar de tudo, terei respeito. Acredito que gentileza gera gentileza.
Enfim, quero deixar claro que o blog Resenhas de uma Leitora não está em competição com qualquer outro blog literário! Acredito que os blogs devem se unir e não competir – apesar de não ter visto alguma competição, efetivamente.
Não penso que as promoções, de qualquer blog, sejam para “levantar” seguidores ou qualquer coisa do gênero. Penso se sejam para divulgar a literatura, expandir o universo da leitura, prática esta que falta a muitas pessoas nesta era digital.
Não quero números em meu blog! Quero que as pessoas que aqui cheguem encontrem resenhas de qualidade. Se fosse para fazer/falar/escrever qualquer baboseira, então não faria um blog sobre uma questão tão séria quanto o livro!
  Se, por algumas razões, não encontro tempo para terminar um livro em dois ou três dias, não é o fim do mundo! Apenas demorarei a comentá-lo, mas em nenhum momento o blog prometeu postar resenhas a cada 3, 4 ou quantos dias forem, exatamente.
Gostaria de deixar claro que o blog, em momento algum, prometeu a seus fiéis leitores que traria resenhas de lançamentos. Não penso que somente os lançamentos valham a resenha. Não estou em disputa com ninguém. Além do mais, caro leitor, você já analisou quantos lançamentos mensais temos no Brasil? Muitos! Então sempre deixamos passar alguns.
Mas e aí, como fazemos com aquele que não é mais lançamento e você ainda quer ler? Não pode? Porque a concorrência de blogs diz que você deve ler e resenhar somente os mais recentes?
Para mim, conversa fiada!

Gosto de clássicos. Gosto de lançamentos. Não gosto de estereótipos!

Um comentário:

  1. Nossa, que triste. O que leva uma pessoa a mandar um email desse? Deu a impressão de que quer se meter na sua vida (ou no seu blog) sem ser chamado.
    Mas enfim, imagino que tenha muita gente que esteja competindo mesmo nesse meio de blogs literários. Não vou ser hipócrita, é claro que eu gostaria que meu blog fizesse cada vez mais sucesso, mas não acho que competição seja uma forma saudável. É bem o que você disse mesmo, é legal se unir, pra trocar experiências e informações. E no fundo no fundo, é maravilhoso que existam mesmo cada vez mais blogs literários, pois é sinal que as pessoas estão lendo!
    Eu sou uma que não consegue resenhar lançamentos, pois sempre tive muitos livros aqui em casa aguardando pra serem lidos. Se eu ficar comprando as novidades, não darei conta nunca. Mas faço questão de ler livros clássicos, importantes para a literatura. No momento, estou lendo O Médico e o Monstro, que é de 1886. =)
    Bom, acho que ficou grande esse meu comentário, rs. Era mais para dividir com você o que eu também penso.
    beijão!

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!