segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jessica Packwood levava uma vida tranquila no interior da Pensilvânia e esperava ansiosamente pelo início do último ano escolar. Seus planos eram se formar e conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade, ganhar a olimpíada de matemática e namorar seu colega Jake Zinn. Mas aí um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e lhe foi prometida em casamento para selar a união entre os clãs mais poderosos dos vampiros. E de repente Jessica percebe que sua vida está prestes a virar de pernas para o ar.
Para completar, Lucius fica hospedado na casa dela e faz de tudo para conquistá-la e atrapalhar seu flerte com Jake. Com a desculpa de que está fazendo intercâmbio, ele gruda em Jessica na escola e humilha todos os outros alunos da aula de literatura. O romeno esnobe e perfeitinho tira a garota do sério, mas logo começa a se encantar pelo estilo de vida local e a rever seus conceitos.
Jessica, por sua vez, vivencia uma importante autodescoberta e sofre uma transformação física e psicológica, fazendo as pazes com o seu passado e chegando a uma encruzilhada: ela deve ignorar o pacto de casamento e tocar sua vida simples ao lado da família e do namoradinho do colégio ou se abrir para uma experiência surreal e se unir a Lucius por toda a eternidade?

* Sobre o estilo de Beth Fantaskey
A autora tem uma escrita muito fluida e de fácil interpretação. É o primeiro livro que leio dela, então o que posso visualizar é que a autora tem grande facilidade em dizer o que quer sem muito enrolar. Faz da obra uma leitura muito dinâmica e interessante.

* Sobre a história de Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado?
Vou responder a pergunta do título do livro:
Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado?
Ignore-o sempre, seja a mais estúpida, arrogante e egoísta, até ele cansar. Simples.
Até mesmo um vampiro estúpido, arrogante e egoísta cansa!
Jessica Packwood é uma garota normal, que mora com seus pais adotivos em uma chácara e se prepara para seu primeiro dia de aula do último ano do ensino médio. Não, não! Jéssica se chama, na verdade, Antanasia Dragomir e é uma princesa vampira – está quase em fase de transformação. Descobre isso através da vinda um rapaz misterioso, que por sinal começa a estudar em sua sala. Este rapaz é Lucius Vladescu – VlaDEScu (ele deixa claro a pronúncia de seu sobrenome), um príncipe vampiro que espera cortejar e se casar com Jessica/Antanasia, a fim de cumprir um pacto realizado logo após seu nascimento - juntando, assim, seus clãs e impedir uma guerra.
Bem, ele faz a corte e ela esculacha. Ele tenta uma aproximação e ela o descarta. A princípio até dá para entender os motivos da bela, mas chega uma hora que até a leitora está apaixonada por Lucius e a Jessica, nada! Bem, até que  Lucius desiste! E é aí que a bela entende que ama  Lucius e ele é o correto para ela. Mas aí quem não quer mais é ele. E aí não cabe mais a mim contar a história.

* Como a história é contada
A história é, basicamente, sob o ponto de vista de Jessica, em primeira pessoa. Em determinados momentos há pontos de vista de Lucius em forma de cartas, mas nada demais é revelado – já que é um personagem muito discreto em seus escritos.
Os diálogos são interessantíssimos, visto que pode ser feita uma análise das expressões utilizadas por Jessica e amigos e Lucius (que fala de acordo com modelos antigos de linguagem e educação); também são de fácil entendimento, então ninguém se apertará para tentar entender as expressões.

* Aspectos positivos
Lucius não sofre o tempo todo – ok, tive enorme simpatia por ele! Jéssica não o quis e deixou isso bem claro. Beleza, vamos seguir em frente. Não é o fim do mundo!
Adorei isso exatamente por estar em um livro adolescente e sobre vampiros ao contrário de muitos outros que temos por aí. Mostra que as relações existem, mas que não é o fim do mundo caso uma das partes resolva não querer!

* Aspectos negativos
A demora da protagonista em perceber que  Lucius é um cara bacana e merecedor de amor. A insistência no pensamento fixo de que seria usada chega a ser desagradável! Mas isso é superável, a partir do momento em que Jessica resolve assumir seu amor...

* Ortografia, gramática e diagramação
A Editora Sextante teve um cuidado imenso na análise do livro – tudo estava tão perfeito! Paginação, ortografia, gramática, enfim, tudo estava de acordo – ok, exceto a capa, que eu acho terrível (aqueles dentes de vampiro do cara da foto não convencem ninguém).

* Conteúdo e coerência
O conteúdo é coeso e tem diálogos que casam com a proposta da idade que o livro atinge. Ótimo!

Se vale a pena a leitura? Vou contar só uma coisa: Eu li em 4 (quatro) HORAS. Pergunta mais que respondida, né? - Para quem não entendeu: CORRE para ler!


Não deixe de visitar sempre o blog... Você é muito bem-vindo!!

14 comentários:

  1. Fantastico! Fiquei vidrada no livro, sem ao menos ler ainda! Seu post foi tão maravilhoso, que devo dizer que preciso ir correndo encontrar esse livro!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, obrigada pelo elogio *-*
      O livro é muito legal, mesmo...
      Espero que você goste tanto quanto eu. Bjs

      Excluir
  2. Quero ler esse livro já faz um tempão,já li o primeiro capitulo que a autora autorizou,acho que vai ser a minha proxima comprar.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei este livro e claro o Lucius. Não vejo a hora de ler sua sequência.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, você viu que a continuação está disponível gratuitamente no site da Sextante? ;D

      Excluir
  4. Fiquei com vontade de ler por que, apesar de ser sobre vampiros(*clichê), parece fugir aos padrões quando o Lucius se cansa da Jessica e acaba se conformando, e concordo com a sua opinião sobre a capa, se dependesse somente dela, não iria me convencer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse comportamento que dá originalidade à trama! Foge do clichê.

      Excluir
  5. Já li esse livro quatro ou cinco vezes. Ele é mto perfeito (e o Luc, nem se fala)!!! Adoro o jeito do Lucius e acho a Jessica/ Antanasia mto louca por ñ se apaixonar no exato instante em que viu akele gato esquisitão no ponto de onibus. Eu até gosto do Jake, mas como diria o Lukey: ele é legal. E todas q leram o livro sabem q o Lucius passa longe de legal,hein? Esse livro tem uma leitura facil e como vc disse: agnte le MUITO rápido. Nao podemos esquecer da continuação: Jessica rules the dark side. To contando os dias pra ler esse livro!!! Chega logo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou ansiosa pela continuação. Contando os dias em 3,2,1 já! o/

      Excluir
  6. Adorei o livro, apesar do final deixar um pouco a desejar. O pior é que a Editora Sextante já anunciou que não publicará as continuações, o que é uma pena.
    Em certas partes cheguei a ficar com muita raiva da protagonista, por ela não conseguir perceber como o Lucius é perfeito. Principalmente quando foram comprar o vestido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ééé, também fiquei decepcionada! Mas faz parte... Realmente, Lucius VlaDEScu é digno de um *suspiro* kkk

      Excluir
  7. Logo que você falou no vídeo que tinha resenha desse livro eu corri para ler. Adorei a resenha!!! Mesmo com os pontos negativos do livro fiquei curiosa para ler.
    Nossa você leu em 4 horas? rsrs Ele parece um livro mediano e não um livro fino.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser muito legal, porque eu achei super diferente o fato da protagonista não se apaixonar pelo vampiro rapidamente.
    Me interessou bastante.
    Pela foto eu não achei a capa tão ruim não, mas é ao vivo que a gente percebe os detalhes rs

    Bjos

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!