quinta-feira, 12 de abril de 2012

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.




Tive certa resistência em começar minha leitura da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Tinha pré-conceitos sobre as obras, o que não me permitiam olhar com bons olhos para os títulos. Até que dois amigos, que tem bom gosto para livros, me falaram tão bem sobre a saga do Percy que resolvi dar um desconto e experimentar.
O fato de contar com Mitologia Grega me fascinou demais! Como estudante da História, esta é uma parte que muito me agrada!
Retiro todos os conceitos pré-formados que um dia tive. Saga Maravilhosa! Sim, com M maiúsculo!

* Sobre o estilo de Rick Riordan
Rick Riordan me supreendeu! Como já disse, comecei a ler este livro com uma opinião pré-formada, pensando que seria uma saga sem graça (sim, porque já me deparei com best-sellers que eram horríveis). Como estava enganada. A trama é cheia de reviravoltas e surpresas. A narrativa de Riordan é de deixar o leitor sem fôlego. Realmente amarra!

* Sobre a história do livro
Perceu Jackson é um garoto problemático, com déficit de atenção e dislexia, que vive em Nova York. Vive em colégios integrais e tem apenas um amigo, Grover. Não conhece seu pai.
Este poderia ser o enredo de muitos meninos por aí, se não fosse um detalhe que acontece, e que eu não vou contar, que muda sua vida do avesso. As descobertas de Percy são fascinantes e reúnem toda a mitologia grega. Mas quem, em sã consciência, afirmaria que os deuses gregos ainda estariam vivos?
Após ir para O acampamento, conhece Anabeth, uma garota especial, assim como ele. E aí, faz-se o trio invencível!


* Sobre maneira de como a história é contada
Rick Riordan tem muito cuidado com as palavras, e com os detalhes apresentados durante toda a narrativa. A cada momento que passa, a história se torna mais envolvente e irresistível. É uma ventura seguida de outra. A obra é muito bom construída, e tem aquele charme grego! Afinal, quem resiste à Mitologia Grega? Eu não!

* Aspectos positivos
Exatamente por se tratar de Mitologia Grega. Dá para aprender e entender a cultura, lendo a saga de Rick Riordan. Além de ser muito ágil e interessante. Os elementos todos são muito bem construídos. 
O encontro de Percy e seu pai, é muito bacana! Os dois durões e moles, ao mesmo tempo!

* Aspectos negativos
Também por se tratar de Mitologia Grega. Não dá para acreditar em TUDO - lembre-se que é um livro de ficção, o autor não tem compromisso com a realidade/verdade!
Além disso, Percy acredita que todo mundo é bonzinho! Leva e leva na cabeça e nunca aprende! Que coisa, não?!

* Ortografia, gramática e diagramação
Uma salva de palmas à Editora Intrínseca! Estava tudo perfeito!

* Avaliações de conteúdo e coerência
O livro é coerente tanto com a Mitologia proposta quanto à maneira da narrativa - destinada ao público jovem. Livro nota 10!

Claro que vale a pena ler!


Não deixe de visitar sempre o blog... Você é muito bem-vindo!!

4 comentários:

  1. Já li o filme e goste,mas acho que vou gosta mais quando ler o serie de livros,só li até hj só um livro do Rick Riordan que foi O Herói Perdido que e muito bom,alias to esperando a continuação a seculos,Rick escreve muito bem mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jayane, você vai adorar os livros... Nunca li O Herói Perdido, mas se é bom logo estará em minha estante... Bjks

      Excluir
  2. Olá!
    Já li esse livro, e fiquei fã dessa série! Agora estou lendo A Maldição do Titã e estou amando!
    Realmente o Rick Riordan escreve muito bem.
    Adoro suas resenhas, elas não contam o que vai acontecer no livro, deixam um suspense. :D
    Me dá uma raiva quando leio uma resenha em outros blogs e contam tudo o que acontece no livro... =/

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que feliz que eu fiquei com seu comentário Bianca!! E realmente essa série é viciante! Bjs

      Excluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!