domingo, 10 de março de 2013


Olá, visitantes do blog Resenhas de Uma Leitora!

Como sempre estarei comentando sobre mais um livro e sua adaptação cinematográfica, sempre sem dar muitos spoilers e com o intuito de incentivar - ou não - a verem o filme e/ou lerem o livro. Bom, o tema de hoje era pra ser sobre um filme e um livro do qual estou apaixonado demais, ele aborda cinema e literatura de formas incríveis, contudo, o texto carece de uma revisão mais apurada e ficará para a próxima semana. Mas não fiquem tristes, pois o filme e o livro de hoje também vem com tudo, a obra em questão é Jogos Vorazes. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

A História

Um mundo devastado. A América do Norte não existe mais, agora ela é Panem. O continente fora reduzido a doze distritos comandados pela suntuosa e imponente Capital. Anos antes, aquele que era conhecido como 13º distrito tentou se rebelar e fracassou. A Capital, no intuito de evitar e sempre fazer todos se lembrarem do que um levante pode causar, criou os Jogos Vorazes. Anualmente um casal de adolescentes entre doze e dezoito anos são “selecionados” em todos os distritos, para disputar uma mortal competição entre si, onde haverá apenas um único sobrevivente e vencedor. Katnis Everdeen teme, pois, o dia da colheita está chegando e sua irmã poderá ser a escolhida e perecer na competição. É exatamente isso que ocorre. Entre tornar ainda mais cruel sua vida no distrito doze e se oferecer como tributo no lugar da irmã para o jogos vorazes, ela escolhe a segunda opção, para sua sorte, o garoto escolhido é Peeta Mellark, com quem ela tem uma importante ligação no passado. Katniss mal sabia que essa escolha iria abalar os pilares de todo a Panem.

O Filme



Conheci a obra pelo filme, uma boa adaptação que no primeiro momento, achei excelente, apesar de ter um início um pouco arrastado e longe de empolgar tanto. Porém, o filme fica muito interessante e recupera o fôlego e a velocidade do livro. Dirigido por Gary Ross (Seabiscuit), contou com a ajuda da autora no roteiro e protagonizado excelentemente pela recém-vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson. Além de contar com um bom time que integra o elenco: Liam Hemsworth,Woody HarrelsonWillow ShieldsElizabeth BanksLenny Kravitz  e Donald Sutherland, entre outros.
A adaptação perde um pouco, claro, pelo fato do livro ser narrado em primeira pessoa. Mas a tensão permanece, o ritmo mais lento evolui e segue assim até o final. Não vejo outra atriz para interpretar a Katniss, Lawrence serviu como uma luva para o papel Woody Harrelson e Elizabeth Banks também estão perfeitos em relação ao livro, embora tenha faltado um pouco mais do personagem de Harrelson. O personagens foram construídos tão de acordo com o livro que foi difícil ler sem imaginar a história com os atores.
O filme derrapa por realizar algumas mudanças importantes em relação ao livro, nada que mude terrivelmente a história, mas pontos que tornam a história mais envolvente e interessante. Mas o filme merece destaque por conseguir transmitir as mensagens do livro e não ter sido feito somente para arrecadar milhões de jovens, acredito que tenha sido um ótimo começo no cinema.


O Livro

A obra foi escrita por Suzanne Collins, desde já, deixo claro que é uma escritora que não tem medo de arriscar nos acontecimentos do livro, isso é importante no primeiro livro e ainda mais surpreendente e excelente nas continuações. Inspirada por um reality show de competição, cenas da guerra no Iraque e uma moldada a partir do mito grego de Teseu, Collins criou uma obra grandiosa. As mensagens do livro - que não são poucas - tratam de miséria e riqueza, opressão, guerra e suas consequências terríveis, além de uma crítica aos realitys shows que são transmitidos na TV.
Demorei um certo tempo para pegar as obras e o fiz após assistir o filme e gostar muito - como já mencionado. Não me arrependi. Tinha medo por se tratar de uma narrativa em primeira pessoa, na visão de uma garota adolescente, o livro não seria tão bom, para minha ótima surpresa eu estava errado. A narrativa é muito boa, nos faz estarmos atento em relação ao mundo, às pessoas, ao governo e, principalmente, na personagem Katniss. Você aprende a admirar e amar o esforço, a garra e a perseverança dela, além de ser a responsável pelo início de uma mudança na situação. O que gostei foi do romance não ser pegas e se ater muito nesse sentimento. Jogos Vorazes é uma das melhores séries de YA-lit já escrita. Uma obra que te faz refletir a cerca de nossa sociedade, além de entreter.

Espero que tenham gostado de aproveitado a leitura da matéria, se ainda não e nem viu o filme, eu recomendo fortemente que o faça, não importa a ordem. Com o fim de Harry Potter esta nova série foi a que mais me empolgou. E pelo que podemos ver o segundo filme, Em Chamas, virá para ser uma ótima adaptação. Afinal, o segundo livro é ainda melhor que o primeiro. 

E vocês? Se ofereciam como tributo para ir no lugar de quem mais ama?

10 comentários:

  1. Adoro esses posts sobre adaptações cinematográficas de livros.

    No caso de Jogos Vorazes penso diferente de você, o filme não ajudou (na minha opinião) a promover o livro, ele também falhou ao explorar muito superficialmente o papel da violência e ao exigir quase nada de Woody Harrelson. Acredito que somente os fãs leitores estão ansiosos pelo segundo filme.

    Espero realmente que melhore, já que a franquia mostrou potencial de arrecadação, falta vencer o medo de tocar de maneira mais profunda nos assuntos abordados na obra.

    P. s. Jennifer Lawrence carrega a produção nas costas. E eu não me ofereceria como tributo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante da adaptação, teve suas escorregadas obviamente. E acredito que com o bom rendimento do primeiro filme o segundo seja melhor produzido, podemos equiparar com Crepúsculo, que o primeiro filme é um dos mais fracos da franquia, mas os seguintes tiveram a produção bem melhor.

      E concordo contigo, acho que a Lawrence dominou o filme, não imagino outra atriz no papel.

      Excluir
  2. Oie!
    Poxa eu adorei o livro, acho que perdeu muito no segundo e desandou no terceiro...
    Mas o filme eu achei muito bom, com exceção do Pita que achei feio demais.
    Quero ver o segundo!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MASOQ? rs. Acho o segundo livro o melhor da trilogia. Quem sabe o filme não te faça mudar de ideia... :)

      Excluir
  3. ADOREI sua matéria, Hugo!
    E adoro demais a esta trilogia. Acho que o filme foi bom, mas claro que o livro é muitíssimo melhor, mais rico nos detalhes e enlaces.

    O negócio é aguardar o lançamento do filme Em Chamas, para ver se vai ser tão bom quando a versão em literatura *-*

    o/

    ResponderExcluir
  4. Oii


    Preciso começar a ler logo essa serie.... só falam bem dela!!!!
    E se foi oque te empolgou depois de HP... deve ser muito boa!!!!

    Já tinha pensado em ver o filme antes, e fiquei mais encorajada agora!!! bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi sim. Acho que Jogos Vorazes é o grande sucessor de HP. Mas confesso que ainda não li Percy Jackson que parece ter um potencial incrível :)

      Excluir
  5. Por enquanto assisti apenas ao filme e gostei muito, o que aumentou a expectativa em relação aos livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!