sexta-feira, 21 de setembro de 2012


O que é um mito?
Mito é um tipo de narrativa de natureza simbólica, utilizada para explicar fenômenos de determinada cultura. Um dos objetivos do mito é conduzir conhecimento e explicar episódios que a ciência ainda explica (não explicava, no caso da antiguidade, onde a quantidade de mitos é maior). É interessante ressaltar que todas as culturas têm seus mitos!

Não é novidade que a literatura “pega emprestado” alguns elementos da mitologia em geral para alimentar sua trama.
A lista de romances é interminável e não me deterei em nomes, a priori. Mas por que eu toquei neste assunto? Bem, olhem a quantidade de livros que estão sendo lançados com elementos mitológicos – e a lista só tende a aumentar, ano após ano!
Não tenho notícias do primeiro livro romanceado que utilizou esta temática, mas posso citar que o primeiro que eu conheci foi “Drácula” do autor Bram Stocker (1897) – sim, pode ser clichê, mas é o primeiro que eu tenho notícias.
Nórdica, Grega, Vampiros, Anjos, Duendes, Demônios e muitas outras variações, o que interessa é a variação do mito. Visto que se não há releitura, há o esquecimento. E isso ninguém quer (ou eu, ao menos, não quero).

Há de se tomar partido: os mitos não dizem nada que nos instrua acerca da ordem do mundo, a natureza do real, a origem do homem ou seu destino. Não pode se esperar deles nenhuma complacência metafísica; não acudirão ao resgate de ideologias extenuadas. (Lévi-Strauss, 1981, p 577)

Não vou entrar nas questões de variações mitológicas – seria uma discussão muito longa, ainda mais em razão de eu adorar esta temática, então a extensão seria garantida. O meu ponto é: o que chama tanto a nossa atenção nesta temática?
Posso afirmar que é, exatamente, esta “não realidade” do assunto! Sim, o fato de fugir do mundo real, dando uma versão mais romantizada, ou mesmo mais interessante para os eventos, deixa todo e qualquer leitor extasiado.
Não concorda que Drácula (um simples e grande exemplo) fez tanto sucesso com sua variação de um mito (conde Vlad III) que inspira até hoje romances vampirescos?
O que diria da mitologia grega, então?

É claro que estes livros romanceados, que tem apenas toques de mitos, não tem qualquer compromisso com a veracidade das informações (por mais que estas sejam simbólicas) – eles têm a função de prender o leitor em uma narrativa dinâmica e bonita, onde a referência utilizada pelo autor não precisa estar explicitada.

Posso expor algumas obras que tiveram algum elemento mitológico para impulsionar o enredo - claro que são somente poucos exemplos, frente ao grande número de obras lançadas com referências em mitos: 

 

 Compare os preços de Carmela e Lorenzo
 Compare os preços de Hades
 Compare os preços de Crepúsculo
 Compare os preços de A Batalha do Apocalipse












Compare os preços de O Ladrão de Raios


Já notaram que em quase tudo há um toque mitológico? Prestem atenção e vão perceber!

Afinal eu falei sobre minha paixão: mitologia. E vocês gostam de quê?
Reações:
Categories: ,

14 comentários:

  1. Mitologia *-*
    Ai não tem nada melhor que uma explicação fantasiada... tipo: pq pensar cientificamente no eventos que causam um raio, um trovão... tão monótono... bem mais legal é imaginar que tem o dedo do Thor ou de Zeus na situação. =D
    Amo esse assunto... desde o colégio, esperava ansiosa as aulas que envolvessem mitologia, seja grega, romana, celta, asteca... eu tava lá interessada. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani! É exatamente isso! A magia que envolve as questões simples, corriqueiras é que é linda!

      Excluir
  2. \o/ eu amoo mitos!
    Bom faço História e amo como ao longo dos anos eles sobrevivem e se adaptam ao atual,e como suas releituras através da literatura elas se mantem vivas na nossa vida!

    Todos os meus livros preferidos tem esse "Q" MITOLÓGICO!
    Amei o post Came!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós temos gostos parecidos Suh! Ainda bem né?! E esse "Q" mitológico que você coloca é o charme que as melhores obras têm!
      Beijos ♥

      Excluir
  3. Concordo com vc!
    é mesmo uma bela combinação.. adoro !
    Bjisnss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      É mesmo uma ótima combinação!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu adoro mitologia! *-*
    Quando aprendi sobre a mitologia em História eu amei, e quando comecei a ler livros sobre esse tema...Virou um dos meus gêneros preferidos! =D

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Sério? Nossa que maravilhoso! Obras com elementos mitológicos são inesquecíveis!

      Beijos

      Excluir
  5. Adoro mitologias e historia,até pensava em fazer faculdade de historia da artes e mitologia.super quero ler percy jackson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jayane! Te juro que se fizer algo relacionado a História não se arrependerá!

      Beijos

      Excluir
  6. Oi

    Gosto bastante de ler livros com esses temas! Me prendem!!

    Muito legal seu post! Mesmo gostanto, não tinha prestado atenção de como quase tudo que leio, tem uma pitada de mitologia! >)

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Pois é! É só prestar atenção e perceber que tudo tem um toque mágico!

      Beijos

      Excluir
  7. A mitologia é parte essencial da literatura fantástica e mesmo em muitos livros que têm uma mitologia própria, se a gente prestar bem atenção vai conseguir ver a influência da mitologia grega ou celta, mesmo que esteja bem disfarçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!

      Verdade! Todas as Mitologias tem influencia no cotidiano.

      Beijos

      Excluir

Assine nosso Feed! Skoob! Siga-nos no Twitter! Facebook!